30 de dez. de 2009

E se... o final de semana tivesse 3 dias? ( Matéria da Super Interessante )

Entao, como eu prometi... Ai vai a matéria


E se...
O final de semana tivesse 3 dias?

Voce ficaria mais gordo e correria mais risco de sofrer uma morte violenta - como voce pode ver nos itens( desenho da página da matéria ( por isso comprem a revista)) aqui ao lado. Mas parece que compensa, porque, na vida real, estamos mais próximos disso do que parece. Nos últimos 3 anos a média de feriados prolongados em Sao Paulo, por exemplo, foi de quase um por mes: 35 feriadoes em 36 meses. Mesmo as jornadas de trabalho tem diminuido devagar e sempre, no mundo todo. Um Europeu da Revoluçao Industrial puxava até 16 horas por dia, de segunda a segunda. Isso dá 112 horas semanais. Ao longo do século 20 o padrao virou 48 horas - 8 por dia de segunda a sabado. Sempre fixado em lei: quem quisesse que um empregado trabalhasse mais do que isso teria que pagar hora extra. Aqui eram 48 horas até 1988. Já baixou para 44. A Fraça chegou a 35 em 2000. Desse jeito, em teoria, os franceses poderiam trabalhar 8h45 durante 4 dias por semana e transformar a quinta na nova sexta. A ideia do governo era gerar mais empregar, pois mais gente teria que ser contratada para manter o nivel de produçao. As centrais sindicais brasileiras fazem campanha para reduçao da jornada de 44 para 40 horas usando este mesmo argumento. Mas nao funcionou. A economia francesa continuou patinando. Os empregos a mais nao apareceram porque as pessoas foram obrigadas a produzir a mesma quantidade, só que em um tempo menor. Mas ainda há esperança! E ela provavelmten nao vai nascer por uma mudança na legislaçao, mas das transformaçoes tecnologicas.
Hoje nós trabalhamos menos porque, graças a elas, uma pessoa do século 21 produz mais que uma do século 19 - seja unuma tarefa braçal, seja numa intelectual. A tendencia, enfim, é que esse ganho de produtividade continue. E que a realidade dessas páginas acabe sendo a nossa.

Pois é gente, existe outras coisas muito legais na revista, e outras coisas dessa matéria. De manha eu continuo, porque eu quero acabar este mes, com 31 postagens, e sabe amanha eu vo arrazar vou dar outras matéria, eu nao quero continuar para as pessoas nao pararem de ler a revista e ver aqui, porque eu nao vou escrever tudo. Bom gente, tudo de bao pra voces, e boa noite do titio ornitorrinco!

Obs: Amanha falarei sobre uma matéria da revista de Dezembro da SI, E se... o dinheiro deixasse de existir?
Pois é, nao percam!

Tchau do titio ornitorrinco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário